Stephen J. Dubner e Steven D. Levitt
"Beyond the Black Box: The Forensics of Airplane Crashes" (além da caixa preta: análise forense dos acidentes de avião) é um livro fascinante, mas suspeito que não será facilmente encontrado nas livrarias de aeroportos. Escrito por George Bibel, professor de engenharia mecânica da Universidade de Dakota do Norte, "Beyond the Black Box" explica as condições que ajudam a determinar quando os aviões se acidentam. Por exemplo, 45% dos acidentes acontecem na aterrissagem. Notavelmente, contudo, esses acidentes são responsáveis por apenas 2% de todas as fatalidades. Os piores acidentes são aqueles que acontecem na subida ou em cruzeiro (14% dos acidentes, mas 37% das fatalidades). O autor explica porque cada acidente ocorreu, descrevendo as forças que atuam em uma pista gelada, os coeficientes relevantes de fricção e do impacto dos reversos. Seus capítulos têm títulos elevados como "pane durante o vôo", "pressão, descompressão explosiva", "balões de explosão" e "fadiga do metal: dobrar um 777 e clipes de papel". Apesar de tudo isso, na maior parte dos acidentes, a maior parte das pessoas tem um final surpreendentemente feliz. Tome por exemplo acidentes que resultam em "perda total" o que significa que o avião foi danificado de forma irreparável. Dos 446 DC10 entregues, 27 deles se envolveram em acidentes que levaram à perda total. Ao todo, nesses acidentes, 69% dos passageiros e membros da tripulação sobreviveram. Se descartarmos os três piores acidentes, o índice de sobrevivência é de quase 90%!
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