quarta-feira, 19 de maio de 2010

Quinto dos Infernos




Durante o século 18, o Brasil Colônia pagava um alto tributo para seu colonizador, Portugal. Esse tributo incidia sobre tudo o que fosse produzido em nosso país e correspondia a 20% (ou seja, 1/5) da produção.

Essa taxação altíssima e absurda era chamada de "O Quinto".

Esse imposto recaía principalmente sobre a nossa produção de ouro. O "Quinto" era tão odiado pelos brasileiros, que foi apelidado de "O Quinto dos Infernos". A Coroa Portuguesa quis, em determinado momento, cobrar os "quintos atrasados" de uma única vez, no episódio conhecido como "Derrama".

Isso revoltou a população, gerando o incidente chamado de "Inconfidência Mineira", que teve seu ponto culminante na prisão e julgamento do inconfidente que mais se expôs, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

O que é que tem a ver o tal “Quinto” com o Brasil atual? Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, a carga tributária brasileira deve chegar ao final de 2009 com quase 39% da nossa produção. Praticamente 2/5 da nossa produção. O que significa que a carga tributária é hoje o dobro do Brasil Colonial. Ou seja, pagamos, na verdade, 2/5 dos infernos.

No ano de 2009, o contribuinte brasileiro pagou um trilhão em impostos. Quase 36% do Produto Interno Bruto. Desse total, 701 bilhões de reais); foram para os cofres do Tesouro Nacional. Outros 266 bilhões para o tesouro dos Estados e pouco mais de 47 bilhões foram para os municípios. Os principais tributos: ICMS (220 bilhões de reais); Imposto de Renda (194,8 bilhões); Previdência (163,3 bilhões) Cofins (117 bilhões); FGTS (48 bilhões); Outros (291 bilhões).

Em termos de comparação, o Brasil só ganha da Dinamarca, França, Reino Unido, Itália e perde para Alemanha, Estados Unidos, Canadá, Suíça, Turquia.

No Governo PT, a carga tributária cresceu 3,8 ponto percentual. O brasileiro trabalha quase 40 dias no ano só para pagar impostos. Realmente, quem é que não tem vontade de mandar essa carga tributária, essa fome tributária do Governo, para o “Quinto dos Infernos”?

E pensar que Tiradentes foi enforcado porque se insurgiu contra a metade dos impostos que pagamos atualmente!

Nenhum comentário: