sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Conselho Regional de Farmácia multa a Drogaria


Amelia M. de Queiroz | Comerciante / Pinhais reg. metrop. Curitiba
01/06/2005 21:13

Estive pesquisando, encontrei em v/site sobre o embargo do Dr. Sebastião Joaquim Lima Bonfim como inconstitucional multa a Drogarias pela falta de Farmaceutico. Fiquei muito esperançosa, eu e meu esposo trabalhamos há mais de 20 anos no ramo, sempre só atendendo receitas, não somos farmaceuticos formados, sempre contratamos um funcionário com esse diploma e o ensinamos a ser balconista. Ocorreu que em 1996/1997 nosso profissional saiu, estavamos mudando de endereço, porque uma grande rede se instalou ao nosso lado, não conseguimos arrumar outro farmaceutico em tempo habil, meu esposo e filho tiveram problemas de saúde, comecei a receber visitas de um fiscal do CRF Conselho Regional de Farmacia, ele era horrivel e arrogante, não esperava ser atendido, e gritava nos humilhando, como se estivessemos lhe devendo algum dinheiro, foi uma época horrivel, busquei informações junto a Vigilancia Sanitária, eles nos disseram que estava tudo certo com nossa drogaria e que não era para incomodar-nos com esse fiscal porque ele era fiscal do seu associado O Farmaceutico. Ele chegava fazia a autuação e dizia que era reicidente, e já destacava a multa não dando tempo de nada, fomos ao nosso sindicato e associação, esses nos ofertaram advogados dizendo para não pagarmos as multas porque alem de injustas eram abusivas atreladas a salário etc. algumas multas recebemos informaçoes de que tinhamos ganho, outras ainda estavam sendo julgadas. O tempo passou, o advogado da Associação saiu e nos passou as últimas multas como em julgamento, esperamos, até que um dia recebemos a visita de um oficial de justiça, fizeram penhora de medicamentos no valor de 13.000,00 em 30.01.l999, recorremos e sempre acompanhando, descobrimos algumas autuações que já estavam pagas,demorou, agora o novo advogado do Sindicato nos disse que já haviamos perdido em Porto Alegre e que também perdemos em Brasilia, segundo ele os juizes nem leem porque o CRF já tem uma jurisprudência no STJ e dão ganho de causa a eles, hoje nos estamos quebrados, muitos do medicamentos penhorados venceram, outros saíram de circulação. Seremos presos se não conseguirmos pagar. Só temos a nossa casa e a drogaria que está falida, eu estou trabalhando fora para ajudar, mas não estamos conseguindo vender a drogaria, nessa época do sufoco das autuações, nosso filho mais velho que nos ajudava, ficou muito angustiado e desenvolveu uma sindrome terrivel, 'desde aquela época esta sendo tratado como esquizofrenia, estamos desesperados, o advogado disse que não tem jeito. Na nossa opinião isso é injusto, sempre cumprimos nossas obrigações, nunca ficamos devendo nem sequer um imposto, nem aluguel, se soubessemos que os juizes iriam agora todos proteger essa autarquia gananciosa, teriamos deixado de comer carne na época e pagariamos, estou pensando em fazer um empréstimo do Banco para paga-los, mas o que doi é que é injusto deveriamos pagar isso para a vigilância Sanitária Municipal, ao menos eles devem prestar contas ao povo, e estariam comprando medicamentos aos carentes. Aqui no Paraná so vemos a mesma panela na administração agora eles começaram a disfarçar colocando laranjas no lugar daqueles que estão entrando na politica.Eu não consigo nem parar de chorar, não sei o que faremos. Pergunto se estou certa.

A lei diz que o serviço de cuidar dos estabelecimentos não pode ser repassada a outro orgão senão da Prefeitura.

O Conselho de Farmaceuticos deve cuidar e multar os farmaceuticos, não os comerciantes.
Na lei 6838 de 80 fala de prescrição, temos alguma chance de amenizar isso?
Se dermos a nossa casa que vale 40.000,00 e irmos morar em baixo da ponte, o advogado disse que perderiamos porque a casa vai a leilão por menos e ainda continuamos devendo, ainda não veio o valor correto. Parece que é mais ou menos 45.000,00 - Não temos Fundo de Garantia e trabalhamos tanto, salvamos vidas, demos medicamentos a pessoas carentes de pena, agora estamos com pena de nos mesmos, por ter sido tão honestos e ingenuos. Qualquer esperança agora de um caminho é um balsamo... estamos desesperadissimos.
Atenciosamente.

Amélia Moteka de Queiroz
ameliamoteka@hotmail.com - Pinhais (curitiba-PR)

Um comentário:

Unknown disse...

sou farmaceutico, a 8 anos,....mas até agora estou aqui para entender realmente o que o crf e cff quer,.....Nas leis ou resoluções criadas por eles,... é muito bonito, mas para quem trabalha no ramos ver que é muito diferente, pois 99% dos meus colegas na profissão...se sente mau quando ver o crf e seu fiscais....pois eles passam uma imagem de ARRECADADORES DE MULTA...para lucrar. Tinha uma farmacia numa cidade de 20 mil habitantes... quando me formei....so que um dia dois ficais vieram e eu não estava na farmacia...pensava eu que pelo menos ...eu ser farmaceutico ....alguma coisa boa tinha para mim...kkkkkkkk ...multa na certa.....fiquei tão decepcionado com minha profissão e "meu querido conselho", (que a única coisa boa que vejo, é os curso que eles oferecem(kkkk)e mais nada), acabei fechando minha farmacia , pois vi não valia a pena, ganhava pouco e pagava so anuidade minha e da farmacia para o crf.

Ai fiquei pensando ...rapaz, nossa profissão é uma profissão sem identidade ( ou seja, o medico...todo mundo sabe o que ele só faz- o dentista ....todo mundo sabe o que só faz - o fisioterapeuta....todo mundo sabe o que faz - a enfermeira ....todo mundo sabe o que ela só faz......,mas o farmacêutico....realmente o que ele faz...kkk...como diz um colega meu....é o faz tudo, inclusive entregar remédio. Pois tudo que um farmaceutico pode fazer em sua profissão ...não é exclusivo de sua profissão...por exemplo: fazer exames(biomédico faz)...trabalhar em indústria (um quimico faz)...haaaa me esqueci!!!! trabalha em farmácia ...vendendo remédio,,,kkkk......

Outra coisa muita errada......obrigar a pequena empresas farmacêuticas a assinarem um piso da categoria farmacêutica.......99% das farmacias e drogarias de cidade de interior, não tem o farmaceutico presente, pois não tem condição de pagar um piso da categoria. Ai alguem diz, pois se não tem condição, feche a farmacia....só que se for por esse raciocinio... todas as farmacia vão fecharem , dando espaço as rede de farmacia que esta a cada dia quebrando os pequenos empresarios. E mais ...sou farmaceutico....mas não vejo muita importancia ter farmaceutico direto dentro da farmacia, mas sim...ter sua responsabilidade ...

A profissão de farmaceutico é muito linda na faculdade....mas a realidade é outra e o que me fez ver nela uma profissão desagradável foi o conselho de farmacia, que acaba piorando o que já esta ruim.... pensam só em multar e ter o dinheiro da multa na conta de alguém.... infelizmente.....usando as suas leis e resoluções para multar.