sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Gabeira: até para sair Mercadante precisa de autorização



O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) ironizou, em seu Twitter, a permanência do senador Aloizio Mercadante (PT-SP) na liderança do partido no Senado. "Pobre Mercadante: até para sair da liderança tem que pedir autorização ao Lula", afirma Gabeira.

Mercadante pensou em deixar a liderança, segundo interlocutores, após ser desautorizado pelo partido na votação do Conselho de Ética, em que foram rejeitados os recursos contra o arquivamento das 11 denúncias e representações apresentadas contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

"Coitado do Mercadante, até o irrevogável é revogável", afirmou o deputado em outra postagem, em referência à fala de Mercadante de que sua saída da liderança era "irrevogável". Ele recuou após apelo do presidente Lula.

No pronunciamento feito nesta sexta-feira, Mercadante falou em frustração e descrença política ao lembrar o episódio no Conselho de Ética. Disse que sempre foi favorável à investigação dos atos secretos porque contrariam o princípio constitucional da igualdade e da transparência, mas defendeu uma investigação respeitando o direito de defesa.

Os senadores do Conselho de Ética engavetaram, na quarta-feira, por nove votos a seis, os 11 recursos contra o presidente do Senado. As 11 acusações haviam sido arquivadas sumariamente pelo presidente do Conselho de Ética, senador Paulo Duque (PMDB-RJ), aliado de Sarney.

Ele alegou que todas as denúncias são baseadas em notícias de jornais e nenhum documento foi anexado para embasar a acusação. A oposição recorreu dos 11 arquivamentos e, por isso, eles foram a votação nesta quarta-feira, sendo vetados definitivamente. Os votos dos senadores do PT, que estavam indefinidos até o início da reunião, determinaram o resultado.

Nenhum comentário: